domingo, 25 de agosto de 2013

Jarico conquista o primeiro título na China


O Zhuhai Mingshi é Campeão do Cantão. O primeiro título do técnico Jarico no futsal chinês, foi conquistado nesse sábado após vencer o Guangzhou Guowang, pelo placar de 8 a 2 em jogo único que valeu o título regional da Liga de Guandong, o que equivalente aos estaduais no futsal do Brasil. A conquista foi considerado por Jarico como tantos que venceu no Rio Grande do Sul, dirigindo equipes como a ACBF e Internacional. Na realidade do futsal chinês, que está em franca evolução, é algo a ser muito valorizado. A decisão da liga do cantão foi muito disputada, e até o apito final foi marcado pela tensão. Mesmo jogando em casa a equipe adversária do Guangzhou Guowang lutou muito, valorizando a equipe comandada pelo técnico Jarico.

- O nosso adversário optou por fazer um jogo de marcação e contra-ataque, mas conseguimos ter equilíbrio e com paciência, apostando na posse de bola, sem dar a opção desejada pelo adversário.- analisou Jarico. 

Na primeira etapa o Zhuhai Mingshi  abriu uma vantagem de 2 a 0 , mas cometendo o erro de um número excessivo de faltas, o que ocasionou dois tiros livres defendidos pelo goleiro Tu. No segundo tempo, o time comandado por Jarico continuou determinado e logo conseguiu ampliar o placar para 4 a 0. A partir dai o adversário se utilizou do goleiro-linha criando algumas chances, mas a equipe conseguir marcar bem e até ampliou o placar. 

- Levar o jogo até o final, numa decisão tensa por se tratar de um clássico foi complicado e dava para sentir bem o clima dentro da quadra, inclusive com o adversário tendo dois jogadores expulsos, um por falta violenta e o outro por ser o último homem.- revelou Jarico.

Foi o primeiro o título do Zhuhai Mingshi  como equipe profissional, o que foi muito valorizado pela rivalidade regional, e pela excelente organização da Liga de Guandong.

- Estou muito feliz com essa conquista, não apenas pelo título, mas também porque nossa equipe recebeu vários prêmios individuais. O Man foi escolhido o melhor ala, e o Tu, o goleiro na seleção da Liga. O Hang foi o terceiro artilheiro. Fiquei feliz por meu auxiliar ser escolhido o melhor treinador o que foi justíssimo, inclusive ele teve um gesto muito bacana e queria me dar o prêmio. Não aceitei, porque ele dirigiu a equipe enquanto eu estava de férias, e só assumi na reta final da fase de grupos.- destacou Jarico. 

O pivô brasileiro Everson foi escolhido melhor jogador da partida outros brasileiros, Everton e Mancuso também tiveram participação decisiva na conquista do título do Zhuhai Mingshi . A comemoração foi numa churrascaria brasileira de Guangzhou, Jarico aproveitou para, depois de um “karo”, o equivalente ao “vira-vira brasileiro”, dedicar o título a todos seus familiares. e aos amigos que torcem por ele. 

- Dedico essa minha primeira conquista na China, especialmente ao meu amigo e compadre Ercilio Covolan, e a família do Paulo Ventura que nos deixou essa semana, e que era um grande incentivador do meu trabalho, e torcia muito pelo meu sucesso. Obrigado meu Deus e a Nossa Senhora de Caravaggio.- declarou Jarico.

O próximo desafio do técnico Jarico é a disputa da Liga Chinesa, que começa na segunda quinzena de setembro.